Cristian de Souza Augusto, hoje conhecido nacionalmente como Afro-X, completou dez anos de carreira profissional. Nascido em 10 de novembro de 1973, em São Bernardo do Campo, é o primogênito de seu Tião e D. Neusa, de família humilde residente do Jardim Calux.
Com uma origem parecida com a de milhares de pessoas nascidas em periferias brasileiras, em uma realidade pobre e marginalizada, ele sempre demonstrou muita vontade de lutar, vencer na vida e a perspectiva de um sonho de mudança. Esse jovem precisava desabafar e o Hip Hop foi a ferramenta. A sua formação musical deu uma reviravolta quando ganhou de seu amigo um vinil do Public Enemy, grupo Old School do hip hop nova-iorquino. Tudo isso o inspirou a iniciar, em 1990, seu primeiro trabalho com Rap: os Suburbanos, em que atuava ao lado do irmão, Bad.
Afro-X adquiriu maturidade e experiência com o grupo 509-E, nome que fazia referência à cela onde residia no maior presídio da América Latina: o extinto Carandiru. Aclamado pela crítica e pelo público, o grupo tornou-se um dos ícones do cenário nacional do Hip Hop. A consagração foi em 2000, quando o 509-E ganhou o prêmio Hutúz de grupo Revelação do Rap, o prêmio da TV Gazeta por melhor videoclipe do ano, com a música "Só os Fortes", e ainda concorreu ao VMB (Video Music Brasil) da MTV. O primeiro disco do grupo, "Provérbios 13", vendeu cerca de 90 mil cópias. Com autorizações judiciais concedidas para shows no estado de São Paulo, a dupla fez
quase 200 apresentações, incluindo a histórica participação em que dividiram o palco com o "Racionais MC


De: São Paulo

No Rap desde: 1990

Enviar Mensagem