Aos 25 anos de idade, a cantora Lívia Cruz desponta como uma das principais expoentes da presença feminina no hip-hop brasileiro - um universo em que, ainda hoje, predominam as vozes masculinas. Compõe e canta desde os 14 anos, época em que participava de grupos de rap iniciantes de sua cidade natal, Recife (PE). No momento, prepara-se para lançar seu primeiro álbum e consolidar-se como uma das protagonistas do hip-hop brasileiro.
Quando optou por seguir a carreira musical, Lívia Cruz decidiu mudar-se para o Rio de Janeiro, em busca de mais oportunidades na profissão. Lá, passou a integrar o coletivo Brutal Crew e gravou sua primeira música, "Viúva rainha". A canção lhe rendeu, em 2003, uma indicação ao Prêmio Hutuz, o maior festival de hip-hop com premiação da América Latina.
O carisma e o talento da cantora recifense atraíram convites para participar de faixas compiladas em mixtapes, coletâneas de revistas de skate e músicas disponibilizadas na internet. Paralelamente a esses trabalhos, Lívia Cruz gravou seu primeiro EP, lançado em 2005. Dele, foi extraída a faixa "Mel e dendê", que ganhou uma versão remix na mixtape Dinheiro, Sexo, Drogas e Violência, do grupo cearense Costa a Costa. A ótima repercussão da música também chamou a atenção de ninguém menos que KL Jay, DJ dos Racionais MCs, que a convidou para participar da mixtape Fita Mixada - Rotação 33, lançada em 2008, em CD e DVD.
Em 2009, o trabalho de Lívia Cruz foi reconhecido pelo Prêmio Hutuz, que a premiou na categoria "Melhores demos femininas da década". No mesmo ano, com o videoclipe da música "A cartomante", uma de suas faixas mais recentes, concorreu no bloco Garagem do Faustão, passando para a segunda fase com 60% de aceitação do público e tendo seu trabalho retratado em várias matérias jornalísticas.
Cerca de sete meses antes de uma mulher ser eleita, pela primeira vez, para a Presidência da República, em abril deste ano Lívia Cruz lançou o single "Protagonista", que já chegou a mais de 3.000 downloads (hospedado em vários sites especializados em hip-hop). Nesta faixa, Lívia Cruz canta contra os papéis de "coadjuvante" que, ainda hoje, são delegados às mulheres na sociedade. E, de forma reticente, defende a capacidade de as mulheres também poderem ser protagonistas em diversas situações.
A faixa "Protagonista" é um brilhante exemplo da musicalidade que estará presente no primeiro álbum de Lívia Cruz, ainda sem previsão de lançamento. Com uma rica diversidade de ritmos e temas abordados, o trabalho está sendo gravado em São Paulo, onde a cantora reside atualmente. Com participações de nomes consagrados, como KL Jay e Max BO, o álbum é um dos lançamentos mais aguardados da cena hip-hop brasileira.


De: São Paulo

No Rap desde: 2003

website: http://www.liviacruzoficial.com.br/

Enviar Mensagem

Nenhum álbum cadastrado.
Indique um pra gente